TÁBUA DE CARNE SOUNDSYSTAH!

por November 13, 2014 Foi à Feira

3º Reviravolta Coletiva já começou e tá demais. No meio da programação de debates, shows, rodas de conversa, exposições, oficinas e mais um monte de coisa é claro que não ia faltar o evento mais vaiber da via láctea, também conhecido como TTTTTTÁBUA DE CARNE!

Repetindo a dobradinha que rolou no Cine Rua Sete desse ano, mas uma vez a Tábua será embalada pela Radiola Capixaba, que vai botar a vitrolinha e o soundsystem pra rolar enquanto a gente produz feliz e coletivamente!

final

A programação do dia começa às nove da manhã, com uma intervenção do Coletivo Maruí e do CUC (Ciclistas Urbanos Capixabas) na Praça do Ciclista (antiga Praça do Cauê). De lá, essa galera vai sair em bicicletada até a Ponte da Passagem em Jardim da Penha, onde vai rolar o Piquenique Maruí e a Desconferência “Direito à Cidade”. Depois de toda essa vaibe, às 14h, começam a Tábua de Carne e a oficina de Sticker com o Voodoo.

DSC00057

Tábua de Carne no 3º Cine Rua Sete

Pra quem ainda não conhece, as Tábuas de Carne são encontros livres, leves e soltos de gastação e produção gráfica. É um momento descontraído e aberto pra trocar ideia, desenhar um pouquinho, trocar zines, colar adesivos, se sujar de tinta, planejar uma dominação global, essas coisas. Sendo assim, é só mesmo você chegar e sentar à mesa com a gente, que o resto já tá tudo certo.

Confirma presença aqui ou aqui e vem ser feliz com a gente <3

LANÇAMENTO TRIPLO X

por October 13, 2014 Foi à Feira

Um é bom, dois é melhor e três é maravilhoso!

Resolvemos lançar não um nem dois mas três zines novos de uma vez! Siiiiiiimmmm

Nesse domingo dia 19 à partir das 14 horas estaremos no evento StickerES para lançar os mais novos integrantes do selo Foi à Feira de Impressos Independentes, os zines Kika no Peru, Concha e DemoZine.

lancamento

KIKA NO PERU

Um registro da viagem que a grafiteira Kika Carvalho fez ao Peru para participar do festival de arte urbana Nosotras Estamos en la Calle. O zine conta com fotografias e desenhos que relatam a experiência da artista.

capa

gif

Esse zine tem 20 páginas de 10 x 13,5 cm, foi impresso em xérox no papel offset 75g para o miolo e colorplus 120g para a capa. Vem de brinde um adesivo com essa linda fotografia da Kika andando de llama:

adesivo

 

DEMOZINE 

O zine mais profano do Selo até agora, certamente. Como o próprio nome indica, o zine é uma amostra do trabalho em ilustração do Natanael de Souza, o grafiteiro Natan.

capa

gif

O Demozine tem 24 páginas de 21 x 14,5 cm em papel offset 120g e papel vegetal para o miolo, além de papel offset 180g para a capa. De brinde com o zine vem um adesivo com um desses prints maravilhosos:

adesivos

Concha

O primeiro zine da Bárbara Cani tem ilustração, colagem digital, tirinhas, quadrinhos e muita, muita xoxota.

capa

O zine tem 24 páginas de 21 x 14,5 cm impressas a xérox no papel offset 75g.

gif2

E esse evento aí?

O Sticker ES é um evento colaborativo voltado para a exposição e produção de stickers, lambe-lambes, cartazes, posters e outras vertentes do graffiti/arte urbana. O objetivo é reunir a produção de artistas locais, nacionais e estrangeiros em um só lugar, promovendo a criação e difusão destes tipos de arte.

Quando: dia 19, domingo, a partir das 14h.

Onde: no Espaço de Arte Prego, em Vila Velha.

Confirma presença aqui!

 

UGRA ZINE FEST

por October 12, 2014 Foi à Feira

No meio do turbilhão de emoções que foi setembro, acabamos esquecendo de colocar por aqui a nossa participação no Ugra Zine Fest 2014, em São Paulo (sim! o Foi à Feira na cidade grande!).

Foi a primeira vez que participamos de uma feira nacional e como a expectativa estava lá em cima lançamos vários zines novos por lá, mais depois a gente entra em detalhes sobre isso. Por enquanto, vale deixar por aqui alguns registros.

Nossa banquinha era provavelmente a mais colorida e entulhada da feira (risos). Aí uma vista superior que não me deixa mentir:

1

5

Um registro módico dos vários zines que levamos. Começamos o selo chutando a porta e agora já temos 11 (!!!) zines publicados (OH YEAH).

10696218_732252723514974_960075985259808856_n

Além de produzir um zine novo especialmente para a feira o Luis Filipe Pôrto também preparou uns prints emoldurados bem viadinhos e lindos <3

2

3

E pra fechar com chave de ouro, esse registro do pessoal do Suck My Zine que tivemos o prazer de conhecer pessoalmente :)

10616280_385489921603226_5415056149635455428_n

X X T

por September 9, 2014 Foi à Feira

Xoxota é o nome do zine colaborativo que fizemos para distribuir na Marcha das Vadias – Vitória 2014. Ele é em A6, todo de papel colorido, e trata sobre  a mulher, o feminino, a luta contra a violência e o empoderamento feminino.  <3

1 2 3 4
6 7 8 9 10 11 12

LANÇAMENTO VAIBE

por August 23, 2014 Foi à Feira, Tábuas de Carne, VAIBE, Zines

!Hola, chicos!

Chegou o momento que todos esperavam! No próximo sábado (23) vamos lançar o lindo, o magnífico, o brilhante, internacional e mais esperado zine da Amércia Latina: VAIBE #1!!

lançamnto_

YAAAAY!!!

O VAIBE é um zine colaborativo de fotografia analógica e lomografia, cuja primeira edição tem como tema a América Latina. Foram 35 fotógrafos – amadores e profissionais – que colaboraram na versão impressa do zine. O formato dele não vai ser de revistinha, mas quem quiser saber mais detalhes tem que ir no lançamento, que será às 14h na Libre – Casa Coletiva para ver as surpresas que preparamos pra vocês!

V A I B E from Foi à Feira on Vimeo.

O lançamento do VAIBE #1 marca um importante passo na nossa história, a inauguração do Selo Foi à Feira de Impressos Experimentais. E pra celebrar em grande estilo vamos promover também uma Tábua de Carne comemorativa, aberta para participação de todo mundo que quiser gastar/criar com a gente! (:

cartaz

LIBRE – CASA COLETIVA

Autonomia, gestão compartilhada e produção colaborativa. Esses são alguns dos principais motes da Libre – Casa Coletiva, atual sede de dois grupos protagonistas da cena cultural do Espírito Santo, o Assédio Coletivo e a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa).

10499452_837674689590040_6449983280773694711_o

Localizado no bairro Itararé, em Vitória, o espaço será inaugurado no próximo sábado (23), a partir das 14h, com pocket show e exibição de documentários na programação. Outro grupo que estará presente será o Maruí, um coletivo formado por artistas e produtores de conteúdo que trabalham na concepção, produção e distribuição de projetos culturais. No sábado, o grupo lançará a revista Maruí #0, que trará diversas ilustrações do artista Kael Kasabian. Paralelo a esses lançamentos, o ilustrador Kael irá realizar uma exposição de seus trabalhos no Ateliê Libre – estes trabalhos estarão a venda durante o evento.

A partir das 16h30, haverá uma sessão inaugural do Cine Libre, com o lançamento de dois documentários: o “Reviradoc”, produzido pelo Assédio Coletivo, e o “Que Floresça a Luz”, de Laíssa Gamaro, integrante da OCCa. O Reviradoc reúne depoimentos de agentes culturais para contar um pouco da história da Reviravolta Coletiva, agenda integrada construída de forma colaborativa com coletivos da cidade da Grande Vitória. Após o Cine Libre, o som autoral da banda “amesa” invade a casa, trazendo uma mistura de samba, rock e MPB para o ambiente. Tudo isso será acompanhado de um cardápio especial preparado pelos ocupantes da Libre.

 

Serviço

Inauguração da Libre – Casa Coletiva

Data: 23 de agosto (sábado)

Horário: a partir das 14h

Endereço: Avenida Robert Kennedy, 59, Itararé, Vitória – CEP 29047-700

Entrada franca

 

O B*E*C*K* TÁ NA INTERNET

por June 25, 2014 Zines

Coé? Tá tendo.

vaibe

O zine B*E*C*K* que a gente distribuiu na Marcha da Maconha Vitória 2014 tá no Issuu pra ler e baixar, ao vivo e em cores:

  suavez portas meusamigos lara jujuba cincoconto isqueiro  

ABERTA A CHAMADA DE TRABALHOS PARA O FOI À FEIRA #3

por June 11, 2014 Deu no NY Times, Foi à Feira, Zines

O tempo passa, o tempo voa e o Foi à Feira continua… numa nice! 8) E o que você tem com isso? Pois saiba que nossos planos para dominar o mundo – numa nice, claro – estão mais fortes do que nunca! Pelos poderes a nós concedidos pelo santo protetor dos gastadores de plantão, declaramos aberta a chamada para colaboradores de mais uma edição do zine Foi à Feira. YES, BABE! A missão: produzir o #3 – terceira edição do fanzine mais frutífero deste país, e você, caro amigo leitor-insistente-que-investe-na-gente, está convidado a fazer parte desta feira! E o tema-objeto desta edição é (tchan tchan tchan tchan):

VENTILADOR

cartaz A brincadeira do tema é fácil: vamos pensar em todas as coisas, sentimentos, fatos, pessoas e qualquer coisa que tenha alguma conexão – concreta ou abstrata – com VENTILADOR e essa referência tem que estar presente no seu trampo. Ventilador rima com motor, com calor, com amor, com fedor, com trator, com horror, com apagador, com vibrador… enfim, as possibilidades são infinitas! brainstorm Mande seu trabalho que pode ser uma poesia-ilustração-crônica-fotografia- conto-colagem-vídeo- gif-música-onomatopeia-gastação até o dia 11 de julho. É só mandar um email com a imagem/texto para o  foiafeira@gmail.com com o assunto “Colaboração Faf#3 – seu nome”. Quem pode mandar? Todo mundo, oras! Os trabalhos enviados serão analisados pela cúpula do coletivo que irá selecionar os que melhor se encaixarem no projeto editorial do zine para a versão impressa. Também serão selecionados materiais para serem publicados no site www.foiafeira.com.br *Para trabalhos imagéticos: o zine será diagramado e impresso em  A5 (148 × 210 mm). Envie a  imagem em JPG com 300 DPI. *Para trabalhos textuais: poesia, conto, crônica etc: caso você tenha uma ideia mirabolante para escrever, mas ainda não conseguiu desenvolver, mande uma proposta dizendo o que você tem na cabeça. Se os feirantes gostarem da ideia, podem dar dicas e direcionamentos para ajudar no desenvolvimento do texto. Não existe nem mínimo nem máximo de caracteres.

________________________________________

UPDATE

O prazo para envio de trabalhos foi adiado até o dia 25/07. Manda logo!

IMG_20140715_220653

FOTÓGRAFOS SELECIONADOS PARA O VAIBE AMÉRICA LATINA

por May 13, 2014 Foi à Feira, VAIBE

3

É chegado o momento meu povo! Finalmente concluímos o processo de curadoria das fotografias recebias e podemos divulgar a lista de fotógrafos selecionados para as versões impressa e digital do VAIBE #1 / América Latina. Aí vai, em ordem alfabética:

Ana Mastrochirico
André Arçari
Ayla Lourenço
Carine Wallauer
Carlos Calenti
Cínthia Santana
Carol Ruas
Daiane Marcon
Evelyn Cisneros
Felipe Gusmerini
Felipe Gomes
Gabriela Portilho
Giovanna Faustini
Gui Castor
Haroldo Lima
Iaiá Tinoco
Igor Vasconcellos
Jasmin Druffner
João Oliveira
Juliana Colli
Juliana Lisboa
Leticia Comerico
Luis Filipe Porto
Matheus Henrique Triunfo
Nathan Costa
Nicole Barbe
Paulo Gois
Rafael Segatto
Rafael Machado
Rayza Mucunã
Rebeca Tineo
Rogério Simões
Tatiana Hauer
Theo Wentz
Vitor Graize

Além dos fotógrafos acima, a versão digital contará também com fotografias de:

Flora Simon
Gabriel Lavinsky
Julia Pupolin
Sérgio Augusto
Sthefany Frassi
Yan Belém

Agora é só esperar o lançamento! Os colaboradores selecionados para a versão impressa receberão uma cópia do VAIBE pelo correio.

 

Observação: Ué mas como que quando saiu a lista de inscritos tinham 38 fotógrafos e agora tem mais que isso? É que quando contabilizamos as colaborações recebidas não contamos com os membros do Foi à Feira, que entraram depois :)

TÁBUA DE CARNE NO CINE RUA SETE

por April 29, 2014 Deu no NY Times, Foi à Feira, Tábuas de Carne

No mês de maio vai rolar o 3º Cine Rua Sete, com o tema Amigos Imaginários. Recentemente saiu a programação e adivinha?

cartaz

Tem uma Tábua de Carne no meio! YEAH! Vamos fazer a reunião coletiva de gastação gráfica no meio da Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico de Vitória. Pra ficar ainda melhor, a trilha sonora fica por conta do Radiola Capixaba. Isso tudo a partir das 16h, pra pegar o pôr do sol e aproveitar a brisa da tarde. Pra quem não conhece, a Tábua é um momento descontraído de criação livre, ou seja: a gente se reúne, conversa, desenha, pinta e o que mais der vontade na hora. Vamos levar vários materiais pra isso poder acontecer, então não precisa se preocupar muito com isso (mas é claro que se você tiver um material que ama de paixão e quer utilizar, é só trazer).

 

camisapreta2

 

O Cine Rua Sete é um festival de cinema e vídeo que acontece à céu aberto na Rua Sete desde 2011. Durante os quatro dias de evento acontecem, além da mostra audiovisual, performances, shows, exposições e mais um monte de coisa. A ideia é colocar toda essa galera pra interagir com a cidade e com os espaços públicos, através da arte.

Se você ainda não conhece, dá uma olhadinha aqui no site e no facebook deles.

outdoor

OFICINA DE FANZINE NA ESCOLA

por April 28, 2014 Foi à Feira, Tábuas de Carne

Dia 10 de abril o Foi à Feira voltou pra escola levando coisa nova pra garotada. Resolvemos explorar a habilidade dos alunos e juntar a galerinha pra uma oficina de fanzine. Nossa idéia foi produzir material explorando as linguagens que eles usam na sala de aula e estão bem familiarizados no dia a dia da escola: ilustração, colagem e poesia. Conversando com a criançada, percebemos que a maioria deles não tinha ouvido falar nem sabia o que é um fanzine. Pra elucidar nossa ideia, levamos um bocado de zines para que eles pudessem ter contato com o impresso e apresentamos a eles diferentes propostas de como produzir um. A ideia colou e fomos empolgados começar a produção! Tudo no manual, sem computador nem impressora.

2014-04-10 08.35.50
Levamos umas câmeras fotográficas e usamos como tema para ilustrar as ramificações semânticas do objeto e servir de base para as produções propostas. Traçamos um panorama rico de referências e interpretações que foram usadas como inspiração para as produções dos alunos. Apresentadas as idéias e feitas as discussões, dividimos a turma de 25 alunos em três grupos e cada grupo ficou responsável por desenvolver uma linguagem diferente. Nos dividimos e acompanhamos de perto a produção de cada um deles. Como esperávamos, os alunos foram muito criativos e nos surpreenderam com suas habilidades. Muitos deles diversificaram a proposta e nos apresentaram material que ia além das expectativas. Todos foram muito receptivos e participaram ativamente com novas idéias e propostas. Ao final de tudo, tivemos uma breve discussão a respeito dos resultados que foram muito satisfatórios: conseguimos fazer com que a turma inteira produzisse coletivamente uma série de trabalhos a partir do tema proposto e percebesse, a partir das próprias produções, a necessidade de olhar o mundo com outros olhos e entender a gama de possibilidades de ler o mundo.

2014-04-10 09.20.33
O resultado da oficina será encadernado e ficará exposto na biblioteca da escola.
Dá uma conferida aí no que rolou lá! ;)


2014-04-10 09.26.01

2014-04-10 09.21.13

2014-04-10 09.20.48


2014-04-10 09.17.06

2014-04-10 09.12.24

2014-04-10 09.12.16

2014-04-10 09.11.57

2014-04-10 09.11.49

2014-04-10 09.11.23

2014-04-10 09.11.14

2014-04-10 09.11.01

2014-04-10 09.10.52

2014-04-10 09.10.23

2014-04-10 08.52.16

2014-04-10 08.50.45

2014-04-10 08.50.32

2014-04-10 08.49.51

2014-04-10 08.49.34

2014-04-10 08.49.27

2014-04-10 08.49.21

2014-04-10 08.49.14

2014-04-10 08.49.06

2014-04-10 08.49.00

2014-04-10 08.36.23
2014-04-10 08.21.53

O nosso muito obrigada à professora Carol Ornellas, que nos acolheu em sua aula, e à escola E.E.F.M. Rômulo Castello, que abriu as portas ao Foi à Feira! Se você é professor e ficou interessado, manda um email pra gente: foiafeira@gmail.com

2014-04-10 09.38.16