X X T

por September 9, 2014 Foi à Feira

Xoxota é o nome do zine colaborativo que fizemos para distribuir na Marcha das Vadias – Vitória 2014. Ele é em A6, todo de papel colorido, e trata sobre  a mulher, o feminino, a luta contra a violência e o empoderamento feminino.  <3

1 2 3 4
6 7 8 9 10 11 12

LANÇAMENTO VAIBE

por August 23, 2014 Foi à Feira, Tábuas de Carne, VAIBE, Zines

!Hola, chicos!

Chegou o momento que todos esperavam! No próximo sábado (23) vamos lançar o lindo, o magnífico, o brilhante, internacional e mais esperado zine da Amércia Latina: VAIBE #1!!

lançamnto_

YAAAAY!!!

O VAIBE é um zine colaborativo de fotografia analógica e lomografia, cuja primeira edição tem como tema a América Latina. Foram 35 fotógrafos – amadores e profissionais – que colaboraram na versão impressa do zine. O formato dele não vai ser de revistinha, mas quem quiser saber mais detalhes tem que ir no lançamento, que será às 14h na Libre – Casa Coletiva para ver as surpresas que preparamos pra vocês!

V A I B E from Foi à Feira on Vimeo.

O lançamento do VAIBE #1 marca um importante passo na nossa história, a inauguração do Selo Foi à Feira de Impressos Experimentais. E pra celebrar em grande estilo vamos promover também uma Tábua de Carne comemorativa, aberta para participação de todo mundo que quiser gastar/criar com a gente! (:

cartaz

LIBRE – CASA COLETIVA

Autonomia, gestão compartilhada e produção colaborativa. Esses são alguns dos principais motes da Libre – Casa Coletiva, atual sede de dois grupos protagonistas da cena cultural do Espírito Santo, o Assédio Coletivo e a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa).

10499452_837674689590040_6449983280773694711_o

Localizado no bairro Itararé, em Vitória, o espaço será inaugurado no próximo sábado (23), a partir das 14h, com pocket show e exibição de documentários na programação. Outro grupo que estará presente será o Maruí, um coletivo formado por artistas e produtores de conteúdo que trabalham na concepção, produção e distribuição de projetos culturais. No sábado, o grupo lançará a revista Maruí #0, que trará diversas ilustrações do artista Kael Kasabian. Paralelo a esses lançamentos, o ilustrador Kael irá realizar uma exposição de seus trabalhos no Ateliê Libre – estes trabalhos estarão a venda durante o evento.

A partir das 16h30, haverá uma sessão inaugural do Cine Libre, com o lançamento de dois documentários: o “Reviradoc”, produzido pelo Assédio Coletivo, e o “Que Floresça a Luz”, de Laíssa Gamaro, integrante da OCCa. O Reviradoc reúne depoimentos de agentes culturais para contar um pouco da história da Reviravolta Coletiva, agenda integrada construída de forma colaborativa com coletivos da cidade da Grande Vitória. Após o Cine Libre, o som autoral da banda “amesa” invade a casa, trazendo uma mistura de samba, rock e MPB para o ambiente. Tudo isso será acompanhado de um cardápio especial preparado pelos ocupantes da Libre.

 

Serviço

Inauguração da Libre – Casa Coletiva

Data: 23 de agosto (sábado)

Horário: a partir das 14h

Endereço: Avenida Robert Kennedy, 59, Itararé, Vitória – CEP 29047-700

Entrada franca

 

O B*E*C*K* TÁ NA INTERNET

por June 25, 2014 Zines

Coé? Tá tendo.

vaibe

O zine B*E*C*K* que a gente distribuiu na Marcha da Maconha Vitória 2014 tá no Issuu pra ler e baixar, ao vivo e em cores:

  suavez portas meusamigos lara jujuba cincoconto isqueiro  

ABERTA A CHAMADA DE TRABALHOS PARA O FOI À FEIRA #3

por June 11, 2014 Deu no NY Times, Foi à Feira, Zines

O tempo passa, o tempo voa e o Foi à Feira continua… numa nice! 8) E o que você tem com isso? Pois saiba que nossos planos para dominar o mundo – numa nice, claro – estão mais fortes do que nunca! Pelos poderes a nós concedidos pelo santo protetor dos gastadores de plantão, declaramos aberta a chamada para colaboradores de mais uma edição do zine Foi à Feira. YES, BABE! A missão: produzir o #3 – terceira edição do fanzine mais frutífero deste país, e você, caro amigo leitor-insistente-que-investe-na-gente, está convidado a fazer parte desta feira! E o tema-objeto desta edição é (tchan tchan tchan tchan):

VENTILADOR

cartaz A brincadeira do tema é fácil: vamos pensar em todas as coisas, sentimentos, fatos, pessoas e qualquer coisa que tenha alguma conexão – concreta ou abstrata – com VENTILADOR e essa referência tem que estar presente no seu trampo. Ventilador rima com motor, com calor, com amor, com fedor, com trator, com horror, com apagador, com vibrador… enfim, as possibilidades são infinitas! brainstorm Mande seu trabalho que pode ser uma poesia-ilustração-crônica-fotografia- conto-colagem-vídeo- gif-música-onomatopeia-gastação até o dia 11 de julho. É só mandar um email com a imagem/texto para o  foiafeira@gmail.com com o assunto “Colaboração Faf#3 – seu nome”. Quem pode mandar? Todo mundo, oras! Os trabalhos enviados serão analisados pela cúpula do coletivo que irá selecionar os que melhor se encaixarem no projeto editorial do zine para a versão impressa. Também serão selecionados materiais para serem publicados no site www.foiafeira.com.br *Para trabalhos imagéticos: o zine será diagramado e impresso em  A5 (148 × 210 mm). Envie a  imagem em JPG com 300 DPI. *Para trabalhos textuais: poesia, conto, crônica etc: caso você tenha uma ideia mirabolante para escrever, mas ainda não conseguiu desenvolver, mande uma proposta dizendo o que você tem na cabeça. Se os feirantes gostarem da ideia, podem dar dicas e direcionamentos para ajudar no desenvolvimento do texto. Não existe nem mínimo nem máximo de caracteres.

________________________________________

UPDATE

O prazo para envio de trabalhos foi adiado até o dia 25/07. Manda logo!

IMG_20140715_220653

FOTÓGRAFOS SELECIONADOS PARA O VAIBE AMÉRICA LATINA

por May 13, 2014 Foi à Feira, VAIBE

3

É chegado o momento meu povo! Finalmente concluímos o processo de curadoria das fotografias recebias e podemos divulgar a lista de fotógrafos selecionados para as versões impressa e digital do VAIBE #1 / América Latina. Aí vai, em ordem alfabética:

Ana Mastrochirico
André Arçari
Ayla Lourenço
Carine Wallauer
Carlos Calenti
Cínthia Santana
Carol Ruas
Daiane Marcon
Evelyn Cisneros
Felipe Gusmerini
Felipe Gomes
Gabriela Portilho
Giovanna Faustini
Gui Castor
Haroldo Lima
Iaiá Tinoco
Igor Vasconcellos
Jasmin Druffner
João Oliveira
Juliana Colli
Juliana Lisboa
Leticia Comerico
Luis Filipe Porto
Matheus Henrique Triunfo
Nathan Costa
Nicole Barbe
Paulo Gois
Rafael Segatto
Rafael Machado
Rayza Mucunã
Rebeca Tineo
Rogério Simões
Tatiana Hauer
Theo Wentz
Vitor Graize

Além dos fotógrafos acima, a versão digital contará também com fotografias de:

Flora Simon
Gabriel Lavinsky
Julia Pupolin
Sérgio Augusto
Sthefany Frassi
Yan Belém

Agora é só esperar o lançamento! Os colaboradores selecionados para a versão impressa receberão uma cópia do VAIBE pelo correio.

 

Observação: Ué mas como que quando saiu a lista de inscritos tinham 38 fotógrafos e agora tem mais que isso? É que quando contabilizamos as colaborações recebidas não contamos com os membros do Foi à Feira, que entraram depois :)

TÁBUA DE CARNE NO CINE RUA SETE

por April 29, 2014 Deu no NY Times, Foi à Feira, Tábuas de Carne

No mês de maio vai rolar o 3º Cine Rua Sete, com o tema Amigos Imaginários. Recentemente saiu a programação e adivinha?

cartaz

Tem uma Tábua de Carne no meio! YEAH! Vamos fazer a reunião coletiva de gastação gráfica no meio da Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico de Vitória. Pra ficar ainda melhor, a trilha sonora fica por conta do Radiola Capixaba. Isso tudo a partir das 16h, pra pegar o pôr do sol e aproveitar a brisa da tarde. Pra quem não conhece, a Tábua é um momento descontraído de criação livre, ou seja: a gente se reúne, conversa, desenha, pinta e o que mais der vontade na hora. Vamos levar vários materiais pra isso poder acontecer, então não precisa se preocupar muito com isso (mas é claro que se você tiver um material que ama de paixão e quer utilizar, é só trazer).

 

camisapreta2

 

O Cine Rua Sete é um festival de cinema e vídeo que acontece à céu aberto na Rua Sete desde 2011. Durante os quatro dias de evento acontecem, além da mostra audiovisual, performances, shows, exposições e mais um monte de coisa. A ideia é colocar toda essa galera pra interagir com a cidade e com os espaços públicos, através da arte.

Se você ainda não conhece, dá uma olhadinha aqui no site e no facebook deles.

outdoor

OFICINA DE FANZINE NA ESCOLA

por April 28, 2014 Foi à Feira, Tábuas de Carne

Dia 10 de abril o Foi à Feira voltou pra escola levando coisa nova pra garotada. Resolvemos explorar a habilidade dos alunos e juntar a galerinha pra uma oficina de fanzine. Nossa idéia foi produzir material explorando as linguagens que eles usam na sala de aula e estão bem familiarizados no dia a dia da escola: ilustração, colagem e poesia. Conversando com a criançada, percebemos que a maioria deles não tinha ouvido falar nem sabia o que é um fanzine. Pra elucidar nossa ideia, levamos um bocado de zines para que eles pudessem ter contato com o impresso e apresentamos a eles diferentes propostas de como produzir um. A ideia colou e fomos empolgados começar a produção! Tudo no manual, sem computador nem impressora.

2014-04-10 08.35.50
Levamos umas câmeras fotográficas e usamos como tema para ilustrar as ramificações semânticas do objeto e servir de base para as produções propostas. Traçamos um panorama rico de referências e interpretações que foram usadas como inspiração para as produções dos alunos. Apresentadas as idéias e feitas as discussões, dividimos a turma de 25 alunos em três grupos e cada grupo ficou responsável por desenvolver uma linguagem diferente. Nos dividimos e acompanhamos de perto a produção de cada um deles. Como esperávamos, os alunos foram muito criativos e nos surpreenderam com suas habilidades. Muitos deles diversificaram a proposta e nos apresentaram material que ia além das expectativas. Todos foram muito receptivos e participaram ativamente com novas idéias e propostas. Ao final de tudo, tivemos uma breve discussão a respeito dos resultados que foram muito satisfatórios: conseguimos fazer com que a turma inteira produzisse coletivamente uma série de trabalhos a partir do tema proposto e percebesse, a partir das próprias produções, a necessidade de olhar o mundo com outros olhos e entender a gama de possibilidades de ler o mundo.

2014-04-10 09.20.33
O resultado da oficina será encadernado e ficará exposto na biblioteca da escola.
Dá uma conferida aí no que rolou lá! ;)


2014-04-10 09.26.01

2014-04-10 09.21.13

2014-04-10 09.20.48


2014-04-10 09.17.06

2014-04-10 09.12.24

2014-04-10 09.12.16

2014-04-10 09.11.57

2014-04-10 09.11.49

2014-04-10 09.11.23

2014-04-10 09.11.14

2014-04-10 09.11.01

2014-04-10 09.10.52

2014-04-10 09.10.23

2014-04-10 08.52.16

2014-04-10 08.50.45

2014-04-10 08.50.32

2014-04-10 08.49.51

2014-04-10 08.49.34

2014-04-10 08.49.27

2014-04-10 08.49.21

2014-04-10 08.49.14

2014-04-10 08.49.06

2014-04-10 08.49.00

2014-04-10 08.36.23
2014-04-10 08.21.53

O nosso muito obrigada à professora Carol Ornellas, que nos acolheu em sua aula, e à escola E.E.F.M. Rômulo Castello, que abriu as portas ao Foi à Feira! Se você é professor e ficou interessado, manda um email pra gente: foiafeira@gmail.com

2014-04-10 09.38.16

ENCERRADA A CHAMADA DE TRABALHOS PARA O ZINE VAIBE

por April 8, 2014 Foi à Feira

Pois é, agora não dá mais pra mandar fotinha!

Estamos muito muito muito felizes com a repercussão da chamada de trabalhos do VAIBE! Recebemos cerca de 109 fotos, de 38 colaboradores diferentes. Temos colaborações de quase todas as regiões do Brasil, além da Argentina, Venezuela e México. Agora a sensação é de muito trabalho pela frente, pra fazer a curadoria do conteúdo e preparar as versões impressa e online. Nossa previsão é que no final de abril já teremos a data de lançamento marcada! Queremos muito que esse projeto vá crescendo cada vez mais, com tudo que tem direito (tumblr, site, impresso, analógico, holograma, espacial).

obg

 

A lista de fotógrafos inscritos é a seguinte:

Ana Mastrochirico
André Arçari
Ayla Lourenço
Bárbara da Silva
Bethânia Ramos
Carine Wallauer
Carlos Calenti
Carol Ruas
Cínthia Santana
Daiane Marcon
Evelyn Cisneros
Felipe Gusmerini
Felipe Gomes
Flora Simon
Gabriel Lavinsky
Gabriela Portilho
Giovanna Faustini
Gui Castor
Haroldo Lima
Iaiá Tinoco
Igos Vasconcellos
Isabela Gomes
Jasmin Druffner
João Oliveira
Julia Puppim
Juliana Colli
Juliana Lisboa
Leticia Comerico
Lucia Kopyoto
Luis Filipe Porto
Matheus Henrique Triunfo
Mylena Tresmann
Nathan Costa
Nicole Barbe
Paula Maria
Paulo Gois
Rafael Segatto
Rafael Machado
Rayza Mucunã
Rebeca Tineo
Rogério Simões
Sérgio Augusto
Sthefany Frassi
Tatiana Hauer
Theo Wentz
Vitor Graize
Yan Belém

Pra você que comeu mosca: não fica triste não! Daqui a pouco, quem sabe, tem mais VAIBE boa vindo por aí.

VAIBE: PERGUNTAS FREQUENTES

por March 28, 2014 Foi à Feira


7

Cê já tá ligado que tem zine novo saindo né? Então, a chamada de colaborações pro VAIBE tá chegando ao fim (vai até o dia 4 de abril) e esse post é pra você que quer participar mas ainda tá um pouco confuso.

O que é esse tal de VAIBE?

O VAIBE é um zine colaborativo de fotografia analógica e lomografia, cuja primeira edição tem como tema a América Latina e será lançada em abril. Zine porque é um impresso independente, sem fins lucrativos, feito na tora mesmo. O formato dele não vai ser de revistinha, mas não podemos divulgar mais detalhes porque é segredo.

Só vale foto? Não posso enviar minhas experimentações com cianotipia e outros processos do tipo?

Pode! Vale tudo, mas a imagem tem que ser gerada através de métodos e dispositivos analógicos. Aí é legal você explicar como que a imagem foi criada no corpo do email que você enviar com a colaboração.

Tirei uma foto analógica ou lomo linda e deixei ela ainda mais legal no Photoshop. Pode mandar?

Não pode :( queremos as fotos originais, sem tratamentos de cor ou filtros. Claro que quando a gente escaneia a foto às vezes têm que acontecer um ajuste de contraste, isso pode.

Minhas fotos têm proporções diferentes de 10x15cm. Eu corto?

Você pode fazer essa edição antes de mandar, se quiser, ou pode mandar pra gente nas proporções originais mesmo e a gente descobre o que fazer junto :)

Posso mandar quantas fotos por email?

Quantas você quiser!

Tô um pouco em dúvida se a minha foto tá dentro do tema. 

O tema do VAIBE funciona mais como uma guia do que como uma regra. Esperamos receber todo tipo de apropriação, desconstrução e interpretação subjetiva que possa derivar dele. Então se você tá na dúvida, manda mesmo assim. Vai que cola? Se você quiser explicar essa interpretação no email, melhor ainda.

Não manjo muito de arquivo digital, o que é 300 dpi?

300 dpi é a qualidade da imagem, a gente precisa que ela seja muito boa pra poder imprimir sem perder nada. Então, se você for escanear, presta atenção que nas opções que aparecem na tela vai ter um campo de resolução, daí é só selecionar. Se você pediu pra escanear a foto direto do filme na revelação, manda esse aquivo original pra gente que nós conferimos. Se a sua foto for selecionada para a verão impressa e estiver sem a qualidade suficiente, a gente entra em contato com você.

 

Estamos esperando suas fotos! Ainda tem uma semana!

 

8

 

ABERTA A CHAMADA DE COLABORAÇÕES DO VAIBE!

por March 15, 2014 Foi à Feira

vaibe

Leer en español         Read in english

Os territórios, povos e culturas da América Latina são o tema da primeira edição do zine VAIBE, publicação de lançamento do Selo Foi à Feira dedicada à fotografia lomográfica e analógica. Até o dia quatro de abril, o VAIBE vai receber fotos de fotógrafos amadores e profissionais que têm experimentado com câmeras lomográficas e outros dispositivos analógicos.

As fotos recebidas serão selecionadas e integrarão a primeira edição do VAIBE. As fotografias recebidas poderão ser publicadas em duas edições distintas do fanzine: 1 – impresso com imagens selecionadas dentre as recebidas; 2 – versão online ampliada, que além das imagens contidas na edição impressa vai ser acrescida de outras colaborações recebidas para publicação.

Os fotógrafos que tiverem as fotos selecionadas para o impresso receberão por correio uma cópia do VAIBE. A versão estendida do fanzine ficará hospedada e poderá ser baixada na página do Foi à Feira.

1

Lomo do Projeto Janelas 

América Latina e fotografia analógica

A prática com dispositivos fotográficos analógicos tem um olho no futuro e o outro no passado da produção de imagens. São fotografias colhidas por olhares em busca de resistências e campos de ampliação de práticas e possibilidades estéticas: fissura na terra por onde a gente pode escorregar.

Nesse tobogã, apostamos na América Latina como terreno fértil para a criação de novas formas de se criar imagens e existências através delas.

58

Foto analógica da Rayza Mucunã

Foi à Feira lança selo editorial com o Fanzine VAIBE

O fanzine VAIBE é a primeira publicação do Selo Foi à Feira de Impressos Independentes, proposta editorial do coletivo Foi à Feira. O SELO vai publicar zines, revistas e outras propostas do editoriais do coletivo e de parceiros. Além do VAIBE Fanzine, o SELO ainda publica o Foi à Feira #3 no primeiro semestre.

 O Foi à Feira é um coletivo de colaboração e experimentação gráfico-literária de Vitória, Espírito Santo. Em atividade desde 2009, o coletivo reúne artistas plásticos, escritores, designers e músicos para publicar o Fanzine Foi à Feira (o segundo número foi publicado em fevereiro). Além do Fanzine, o coletivo também publica textos e experimentações artísticas no seu site oficial.

Como posso colaborar?

Faça ou envie-nos uma lomo do seu arquivo pessoal (a imagem não precisa ser recente ou inédita) até o dia quatro de abril de 2014 (4/4/14).

Lembre-se que a imagem tem que repercutir a proposta de ideias, lugares, povos e culturas da América Latina. Não esqueça que prezaremos pela experimentação e inovação linguística e estética para a edição impressa do VAIBE.

Envie sua fotografia analógica digitalizada formato .JPG ou .TIFF com as dimensões: 10 x 15 cm, 300 dpi, RGB, pro email: foiafeira@gmail.com

No campo assunto do e-mail, preencha “VAIBE” seguido de seu nome completo. No corpo do email, preencha seus dados no exemplo abaixo. Ao enviar a mensagem com suas informações e a foto, sua colaboração terá sido validada.

Nome

Nome da foto (se houver)

Câmera e filme utilizados

Endereço (pra onde vamos mandar sua edição)

Email para contato

Link de divulgação (que aparecerá junto ao seu crédito no fanzine)